sábado, outubro 21, 2006

Cataratas Iguaçu


Iguaçu

Cataratas Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são uma reunião de quedas no Rio Iguaçu (Bacia do Paraná), localizam-se dentro do Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e no Parque Nacional Iguazú na Argentina que, somados, correspondem a 250 mil hectares de floresta protegida.

O Parque do lado argentino foi criado em 1934; e o brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor.

Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.

Historicamente, as Cataratas do Iguaçu foram descobertas em 1542 por Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

As cataratas têm cerca de 300 quedas, com altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo (Garganta del Diablo), em forma de "U" com 150 metros de largura e 70 metros de altura é a maior de todas e marca os limites de Brasil e Argentina. A maioria das cataratas fica em território argentino, mas é do lado brasileiro que se tem a melhor vista

O nome Iguaçu vem das palavras da língua guarani y (água) e guaçu (grande). A lenda diz que a virgem Naipi havia sido escolhida para casar com o Deus M'Moy, mas apaixonou-se pelo índio Tarobá e este por ela.

O casal apaixonado resolveu fugir antes que Naipi fosse entregue ao Deus e desceu o rio em uma canoa. Ao descobrir a fuga, o Deus M'Boy, na forma de uma cobra gigantesca, penetrou na terra e retorceu-se, criando um grande abismo onde precipitaram-se os fugitivos.

Naipi foi transformada em uma pedra constantemente açoitada pelas águas e Tarobá em uma palmeira à beira do abismo, condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Cataratas Iguaçu

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que bom encontrar alguém que valorize o Brasil, muitas vezes vemos pessoas que preferem os países do exterior...
Visite me blog também.

http://www.terradepalmeiras.weblogger.terra.com.br/index.htm

9:01 AM  

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Capoeira arte popular
Cultura brasileira, Capoeira
A Constituição brasileira de 1946
Árvores brasileiras em extinção
A Constituição brasileira de 1937
Amazonas
São Paulo
Política
Religião
Flag of brazil