sexta-feira, outubro 13, 2006

São Paulo


São PauloCidade de São Paulo é a capital do estado de São Paulo, sendo a maior cidade brasileira e do hemisfério Sul do planeta. A população recenseada em 2000 foi de 10.434.252 habitantes; em 1o de julho de 2005, o IBGE estimava a população em 10.927.985.

São Paulo é um grande centro cultural e de entretenimento e a cidade mais rica da América do Sul. A cidade enfrenta problemas comuns a outras metrópoles: um exemplo é o excesso de automóveis que circulam em suas avenidas (média de um veículo para cada dois habitantes), o que contribui para que São Paulo tenha a segunda maior frota de helicópteros do mundo, superada apenas por Nova York.

A variedade oferecida em seus restaurantes e lanchonetes é resultado, em parte, da contribuição de imigrantes de outros países. A cidade apresenta fortes disparidades sócio-econômicas, típicas do Brasil: enquanto a parte da cidade mais próxima do centro é rica e desenvolvida, as áreas periféricas sofrem com falta de infra-estrutura, pobreza e habitações precárias.

Devido à sua extensa área urbana, a cidade possui um caráter bastante heterogêneo, variando de regiões altamente adensadas e verticais a bairros residenciais horizontais e de baixíssima densidade.

A cidade também apresenta uma cultura bastante heterogênea, resultado da diversidade de extratos sociais (econômicos e culturais) nela presente.

É importante observar que apesar de suas dimensões colossais e conseqüente fluxo de capital, São Paulo sofre com a má distribuição de renda característica do país.

Aspectos como cultura e tecnologia não podem se antecipar a problemas como fome, emprego e violência. Dessa forma, embora provavelmente o maior centro cultural da América do Sul, São Paulo ainda não pode comparar-se a cidades como Berlin (mais de 150 museus, população de 3,4 milhões de habitantes), Paris, Londres ou Lisboa.

Clima de São Paulo

O clima de São Paulo é considerado clima de tropical de altitude ,médias anuais de 20.3c

Curiosidades São Paulo

* São Paulo foi eleita por uma revista norte-americana a quinta cidade mais gentil do mundo.
* A cidade de São Paulo hoje tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo, atrás apenas de Nova York.
* São Paulo tem o quinto maior zoológico do mundo.
* O PIB da cidade de São Paulo foi de 76 bilhões de dólares em 2005.
* O orçamento da cidade é o terceiro maior do Brasil, só perdendo para o do governo federal e do estado de São Paulo.
* Durante o 10º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT) realizado em 1997 a cidade de São Paulo recebeu o título de "Capital Mundial da Gastronomia" de uma comissão formada por representantes de 43 nações.
* A rua Oscar Freire é uma das oito mais luxuosas do Mundo de acordo com a "Mistery Shopping International"
* São Paulo é um dos maiores centros geradores de tendências em Moda do Mundo
* São Paulo é terceira maior cidade italiana do mundo
* Atualmente, o prato oficial da cidade é a pizza, com uma produção de cerca de 1 milhão de unidades por dia, só perdendo para Nova York.
* São Paulo é maior cidade japonesa fora do Japão
* São Paulo é maior cidade portuguesa fora de Portugal
* São Paulo é maior cidade espanhola fora da Espanha
* São Paulo é terceira maior cidade libanesa fora da Líbano

Fonte wikipedia : Sao Paulo

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
São Paulo

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Política
Religião
Flag of brazil
Sistema Financeiro Brasileiro
Raças e etnias
Economia brasileira
Risco brasil
Barroco no Brasil
Constituição brasileira de 1934
Brasil