Amazonas
O Amazonas é o mais amazônico de todos os Estados que formam a região mais cobiçadado planeta: a Floresta Amazônica. Riquezas naturais, a majestosa fauna e flora, o Festival Folclórico do Boi-Bumbá em Parintins (ilha nas margens do Rio Amazonas), o encontro dos rios que não se misturam, o pico mais alto do Brasil e o maior arquipélago do mundo formam o conjunto de atrativos do Amazonas.
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui 1,5 milhão de quilômetros quadrados, ocupando mais de 18% do seu território. Somente áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, eqüivalem ao dobro de Portugal; cinco vezes maior que a Suíça e vinte vezes o tamanho do Líbano.
Em se tratando de Amazônia, os números são grandes. Os cientistas dizem que, num espaço de vinte centímetros quadrados, por exemplo, podem ser encontrados até 1,5 mil espécies vegetais e animais diferentes, somando-se fungos e microorganismos.
Projeções apontam que cerca de 2 milhões de espécies tenham o seu habitat na região. A variedade da flora amazônica concentra-se basicamente nas espécies cujo habitat é composto pelas matas de igapó, matas de várzea e mata de terra-firme. Há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais, corantes e outras raras. Das matas tropicais foram extraídas 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas atualmente pela medicina.
A fauna da região também é variada nesses ecossistemas. São roedores, felinos, aves, quelônios, primatas etc. E assim como no reino vegetal, há muitas espécies que somente ocorrem na região. Alguns estão em extinção, como os macacos uacari branco (Cacajao calvus calvus) e o pequeno sauim-de-coleira (saguinus bicolor biclor) que somente ocorre nas proximidades de Manaus.
Tags: Amazonas, Brasil, br, mapa brasil, brasileiro, sociedade brasileira, axé Brasil, bandeira do Brasil, brasil copa, brasil fotos, brasil republica, descobrimento do Brasil, educaçao no Brasil, brasileiras, brasil sul, historia do Brasil, jornal do Brasil, cultura brasileira, economia brasileira, literatura brasileira
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home