sábado, setembro 16, 2006

Sudeste


Sudeste do BrasilRegião Sudeste do Brasil

A Região Sudeste do Brasil é uma das 5 regiões do brasil ( Sul , Nordeste, Norte,Centro-oeste) , é composta pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.


Clima do Sudeste do Brasil

Vista parcial de SantosO clima da região tem como prevalência o tropical de altitude, no interior e o tropical oceânico no litoral. No sul de São Paulo e em áreas elevadas, como Campos do Jordão o clima é subtropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas.

Economia do Sudeste do Brasil

Agropecuária

O setor agropecuário apresenta-se muito desenvolvido e extremamente diversificado. A existência de um setor agrícola forte nessa região deve-se à existência de vastos solos férteis (a terra roxa). Embora o café tenha sido a força econômica pioneira da ocupação do estado de São Paulo e de seu grande desenvolvimento econômico, o seu cultivo tem se reduzido cada vez mais (sendo atualmente a principal área produtora a região do sul de Minas) e, atualmente intercala-se com outras culturas ou foi inteiramente substituído.

O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo (50% do total nacional). Já o cultivo da soja apresenta crescente avanço, pois é largamente utilizada na indústria de óleos e de rações para animais, sendo uma grande parte exportada.

Em sua maior parte destinada à industrialização e exportação de suco, a produção de laranjas é realizada pricipalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% do total nacional. Também são produtos de destaque na agricultura do Sudeste, o algodão, o milho, o arroz, a mamona e o amendoim, entre outros.

A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo.

Indústria do Sudeste do Brasil

O Sudeste é a região mais industrializada e desenvolvida do Brasil, com a existência de cinco grandes metrópoles: São Paulo capital, Campinas (São Paulo), Santos (São Paulo), Rio de Janeiro capital e Belo Horizonte capital de Minas Gerais e diversos centros regionais expressivos como Ribeirão Preto (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Juiz de Fora (Minas Gerais), Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) e Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo).

Como descritos as cidades, os estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, expressando mais de 50% do PIB brasileiro. As principais atividades industriais da região são:

Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gênero, a CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, em Vitória.

Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continetais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil).

O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

Fonte : wikipedia

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Sudeste

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Rio de janeiro - Viagem Brasil
Congresso Brasil - comentario
Antônio Carlos Jobim - Música Brasileira
Centro-Oeste
Constituição brasileira de 1891
Exército Brasileiro
Copacabana - Rio de janeiro
Presidente do brasil - Lula
Desemprego no Brasil
literatura brasileira