segunda-feira, julho 31, 2006

Nordeste


NordesteA Região Nordeste é a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe.

As maiores cidades nordestinas, em termos populacionais, são: Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís, Maceió,Teresina, Natal, João Pessoa, Aracaju, Ilhéus, Itabuna, , Campina Grande, Feira de Santana e Olinda.



Clima

O Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadas cuja média anual varia de 20° a 28°C. Nas áreas situadas acima de 200m e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da chapada Diamantina e da Borborema. O índice de precipitação anual varia de 300 a 2.000 mm. 3 dos 4 tipos de climas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste, são eles:

Equatorial Úmido - Presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Pará;

Litorâneo Úmido - Presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte;

Tropical - Presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí;

Tropical Semi-árido - Presente em todo o sertão.

Turismo

O imenso litoral com praias belíssimas -- muitas intocadas -- que são somente comparadas as do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo no mundo, milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhora da infra-estrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo. O ecoturismo ainda é pouco "explorado" no Nordeste, mas tem grande potencialidade, dentre os roteiros estão as trilhas da Mata Atlântica e a Serra da Capivara no Piauí, este que é um dos principais parques arqueológicos do país.

O arquipélago de Fernando de Noronha -- com suas ilhas e praias de águas límpidas e cristalinas -- também está ganhando destaque nacional e mundial, pelas ilhas é possível avistar os golfinhos saltadores que são uma atração à parte. Outro lugar de destaque são os Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais.

Curiosidades


Indústria Petrolífera

O petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental de vários estados da região e processado na Refinaria Landulfo Alves, em Candeias, e no Pólo Petroquímico de Camaçari, ambos no estado da Bahia. Recentemente foi lançada a pedra fundamental da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco. Os principais produtores nordestino de Petróleo são o Rio Grande do Norte que em 1997 era o 2º maior produtor petrolífero do país, a Bahia e Sergipe, as principais bacias estão no mar. Destaque também para o gás natural que é abundante na Região, somente a Bacia Alagoas/Sergipe vai durar por cerca de 120 anos.

Fonte : wikipedia Nordeste do Brasil

Marcadores: , , , ,

Nordeste

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Mapa do Brasil
O brasil
Brazil Country
Links Brasil - Brazil - Br
ID Brasil - Brazil - br