domingo, agosto 13, 2006

Norte do Brasil


Norte do Brasil

Norte do BrasilA Região Norte do Brasil é uma das cinco regiões brasileiras. É formada por sete estados, a saber: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o Planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o Oceano Atlântico (a noroeste). Na região predomina o clima Equatorial com exceção do norte do Pará e de Rondônia onde o clima é Tropical.

As principais cidades da Região Norte são: Manaus, Belém, Porto Velho, Macapá, Rio Branco, Santarém, Ananindeua, Boa Vista, Palmas, Marabá, Parintins e Altamira.

Na região predominam os seguintes aspectos naturais: floresta densa e heterogênea, clima quente e úmido, rios extensos e caudalosos drenando terras de altitude geralmente pouco elevada.

Clima

Terras pouco elevadas e baixas latitudes podem criar uma região com climas quentes. A existência de calor e da enorme massa líqüida favorecem a evaporação e fazem da Região Norte uma bastante úmida. Dominada assim por um clima do tipo equatorial, a região apresenta temperaturas elevadas o ano todo (médias de 24°C a 26°C), uma amplitude térmica anual de 2.000 mm de chuvas anuais, havendo trechos com mais de 3.000 mm, como o litoral do Amapá, a foz do rio Amazonas e porções da Amazônia Ocidental.

A Região Norte apresenta o clima mais úmido do Brasil, sendo comum a ocorrência de fortes chuvas. São características da região as chuvas de convecção ou de "hora certa", que em geral ocorrem no final da tarde e se formam da seguinte maneira: com o nascer do Sol, a temperatura começa a subir, ou seja, aumentar em toda a região, aquecimento que provoca a evaporação; o vapor de água no ar se eleva, formando grandes nuvens; com a diminuição da temperatura, causada pelo passar das horas do dia, esse vapor de água se precipita, caracterizando as chuvas de "hora certa".

É importante também o fenômeno da friagem, que ocorre em virtude da atuação do El Niño, permitindo que massas de ar frio vindas do oceano Atlântico sul penetrem nos estados da Região Sul, entrem por Mato Grosso e atinjam os estados amazônicos, diminuindo a temperatura. Isto ocorre porque o calor da Amazônia propicia uma área de baixa latitude que atrai massas de ar polar. Ocorrendo no inverno, o efeito da friagem dura uma semana ou pouco mais, quando a temperatura chega a descer a 12°C em Manaus e a 6°C em Rio Branco.

Turismo


Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema regional encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo.

Economia

A economia da região baseia-se nas atividades de extrativismo vegetal e mineral e a agricultura, além das atividades turísticas. Porém, com a implantação da Zona Franca de Manaus, as atividades industriais cresceram e movem já boa parte da economia da região.

Curiosidades

A região apresenta a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus milhares de afluentes (alguns inclusive não catalogados). Em um de seus afluentes (rio Uamutã) está instalada a Usina Hidrelétrica de Balbina e em outro de seu afluente (rio Jamari) está localizada a usina Hidrelétrica de Samuel, construída na cachoeira de Samuel. Devido ao tamanho do rio amazonas, foram construídos três portos durante o curso do rio. Um deles fica no Brasil, localizando-se na cidade de Manaus.
Norte do Brasil

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


brazil football
Brasil - Sociedade Brasileira de Computação - SBC
história do brasil
brasileiras - Praia Brasil
brasil fotos - rio
Axé Brasil - Music
Sociedade Brasileira
Jornais Brasileiros
www br - Natal
Sul