quarta-feira, agosto 02, 2006

Sul


SulSul do Brasil

A Região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. Compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos totalizam uma superfície de 576.300,8 km², área superior à da França, segundo maior país europeu. A Região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul.

O clima da Região Sul apresenta-se uniforme, com pequenas variações. Os outros elementos do quadro natural sulista, entretanto, quase sempre apresentam duas paisagens em contraste: relevo com extensos planaltos e estreitas planícies, hidrografia com duas grandes bacias fluviais (a do Paraná e a do Uruguai) e outras menores, vegetação em se alternam florestas e campos. A consideração dessas dualidades, é de extrema facilidade para a compreensão da natureza sulista.

Clima


No Brasil, país predominantemente tropical, somente a Região Sul é dominada pelo clima subtropical (Um clima de transição entre o tropical predominante no Brasil e o temperado, predominante na Argentina), ou seja, o clima típico desta região de imigração européia é mais frio em comparação ao clima tropical, e é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país. Nesse clima, as médias variam de 14ºC a 21ºC, e o inverno costuma ser bastante frio, com geadas frequentes, e em locais de altitudes mais elevadas, até queda de neve. As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e a amplitude térmica anual é relativamente alta, variando de 8ºC no litoral do Paraná até 13ºC no oeste gaúcho. As chuvas, em quase toda a região, distribuem-se com relativa regularidade pelo ano inteiro mas pode-se encontrar também características de tropicalidade nas baixadas litorâneas do Paraná e Santa Catarina, onde as médias térmicas são superiores a 20ºC e as chuvas caem principalmente no verão.

No verão, sopram os ventos alísios vindos do Sudeste, que por serem quentes e húmidos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas; no inverno, as frentes frias, que são massas de ar vindas do Pólo Sul, trazem um vento frio chamado de minuano ou pampeiro. O vento minuano faz milhares de paranaenses, catarinenses e gaúchos sentirem cada vez mais frio onde quer que estejam.

Cultura

A cultura artística da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.

Curitiba foi eleita em 2003 a "Capital da Cultura das Américas" pela entidade CAC-ACC e sediou o evento COP 8 MOP 3 da ONU de 20 a 31 de março de 2006.

Curiosidades

O sul destaca-se ainda pela mulheres bonitas como são exemplo disso a quantidade de modelos internacionais que são da região:

No mundo da moda, o Sul é representado, entre outras, pelas seguintes modelos:

- Caroline Correa, modelo e atriz internacional;
- Gisele Bündchen, modelo internacional;
- Isabeli Fontana, modelo internacional;
- Fernanda Lima, modelo e atriz;
- Maryeva Oliveira, modelo;
- Vanessa Schultz, modelo;
- Grazielli Massafera, modelo e atriz;
- Juliana Imai, modelo internacional;
- Marcelle Bittar, modelo internacional;
- Sabriane Brandão, modelo internacional;
- Michelle Alves, modelo internacional.

Fonte : Wikipedia Sul do Brasil

Marcadores: , , ,

Sul

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Nordeste
Mapa do Brasil
O brasil
Brazil Country
Links Brasil - Brazil - Br
ID Brasil - Brazil - br