sexta-feira, setembro 08, 2006

Exército Brasileiro



O Exército Brasileiro é uma das Forças Armadas responsável pela defesa da pátria e pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. Para a defesa do Brasil, é o responsável pelas operações de combate eminentemente terrestres. Seu Comandante Supremo é o Presidente da República.

Na estrutura do Governo Brasileiro, o Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para o emprego em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a Força Aérea Brasileira) e em atividades subsidiárias de cunho social e pacífico: levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

Como outro exemplo de atuação na área da educação, cita-se o Instituto Militar de Engenharia (IME), um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica.

O Exército Brasileiro teve grande influência na política nacional, principalmente no século XX, incluindo eventos considerados liberais, como os Movimentos tenentistas, quanto conservadores, como o Golpe Militar de 1964, que resultou em 21 anos de ditadura militar. O Exército possui hoje aproximadamente 190 mil homens.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Marcadores: ,

Exército Brasileiro

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Copacabana - Rio de janeiro
Presidente do brasil - Lula
Desemprego no Brasil
literatura brasileira
Constituição brasileira
Descobrimento do Brasil - Musica
.br - dominios do Brasil
Brasil Telecom
Sol, Praia, Mar e Futebol
Educação no Brasil