quinta-feira, setembro 21, 2006

Campeonato brasileiro


Campeonato brasileiroO Campeonato Brasileiro, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil.

Sucedeu os torneios Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil como o torneio nacional que definiria os representantes brasileiros nas competições sul-americanas, além da Copa do Brasil, cujo campeão também representa nos torneios.

O torneio é organizado, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América. Uma das características do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes.

Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava a organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa.

Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e vinte em 2006, tanto na Série A (Primeira Divisão) como na Série B (Segunda Divisão). Para a Série C, continua o sistema de eliminatórias regionais até as últimas fases, para que times pequenos e com baixo orçamento tenham chance de competir.


Títulos por equipas :

Flamengo (RJ) 5
Corinthians (SP) 4
Palmeiras (SP) 4
Vasco (RJ) 4
São Paulo (SP) 3
Inter (RS) 3
Santos (SP) 2
Grêmio (RS) 2
Atlético (MG) 1
Cruzeiro (MG) 1
Guarani (SP) 1
Botafogo (RJ) 1
Atlético (PR) 1
Fluminense (RJ) 1
Coritiba (PR) 1
Sport(PE) 1
Bahia (BA) 1



Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Campeonato brasileiro

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Economia - Comércio exterior brasil
O contraste do Brasil - Justica
som brasil - Ipanema Stereo Beach
Sudeste
Rio de janeiro - Viagem Brasil
Congresso Brasil - comentario
Antônio Carlos Jobim - Música Brasileira
Centro-Oeste
Constituição brasileira de 1891
Exército Brasileiro