terça-feira, agosto 08, 2006

Axé Brasil - Music


Axé Brasil - Music

O Axé Music é um movimento musical popular surgido no estado da Bahia na década de 80, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador.

Manifestação musical

Vários ritmos integram o "caldeirão" deste gênero, dentre eles os mais conhecidos são o Samba-Reggae, proveniente dos blocos afro como o Olodum, o Ilê Ayiê, o Muzenza e o Ara Ketu, e o Frevo Baiano criado pelo histórico Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. O "Axé Music" também sofre influências do Rock, do Reggae, do Pop, do Galope e de ritmos latinos como: Salsa, Merengue e Bolero.

Apesar do "Axé" ter tido um período "embrionário" no final da década de 70 e início dos anos 80 (com o boom dos blocos de trio), foi a partir do sucesso de Luiz Caldas com a música "Fricote", em 1985, que se decretou o 'marco zero' do estilo a nível nacional.

Axé Brasil- Music - Ivete Sangalo & Banda Eva


Depois veio a consolidação através de nomes como Netinho, Daniela Mercury, Sarajane, Gerônimo, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Armandinho, Ricardo Chaves e Ivete Sangalo. Exemplos dos outros principais expoentes do gênero incluem as bandas de trio como Chiclete com Banana, Banda Beijo, Banda Cheiro de Amor, Banda Eva, Pimenta N'ativa, Asa de Águia, Babado Novo, Jammil e Uma Noites, os grupos de samba e pagode como É o Tchan!, Terra Samba, Harmonia do Samba, e os blocos e bandas com temática afro como Olodum, Afrodisíaco (que em 2006 mudou o nome para Vixe Mainha), Ara Ketu, Timbalada, Afroman, Malê Debalê e Tribahia.

Pode se dizer seguramente que é uma das principais correntes musicais da Música Brasileira de hoje, sendo responsável por grande parte da venda de CDs, de aparições em mídias como televisão, rádio e internet e de número de shows.

A Axé Music alcançou altos níveis de popularidade no Brasil e até fora dele, mas a partir do início do século XXI começa a entrar em decadência, com a venda de discos caindo e poucas novidades surgindo. A única exceção em vendas é a cantora Ivete Sangalo, assim mesmo, alternando sucessos no ritmo baiano com baladas pop.

fonte: Wikipedia Axé Brasil - Music
Axé  Brasil - Music

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Sociedade Brasileira
Jornais Brasileiros
www br - Natal
Sul
Nordeste
Mapa do Brasil
O brasil
Brazil Country
Links Brasil - Brazil - Br
ID Brasil - Brazil - br