quarta-feira, agosto 16, 2006

Brasil - economia brasileira desde 1980


Brasil - economia brasileira desde 1980

Brasil - economia brasileira desde 1980A economia do Brasil é a maior da América Latina e a 10ª do mundo, com um PIB da ordem de 797 bilhões de dólares 2005, ano em que o PIB cresceu 2,3%. Desde 1994, primeiro ano do Plano Real, o país não obtém taxas de crescimento superiores a 5% a.a. Medindo a economia do Brasil pelo PNB PPC, a economia brasileira é a 14ª maior do mundo, com um PNB de US$ 644,133 bilhões em 2005.

Já na década de 80, o governo brasileiro desenvolveu vários planos econômicos que visavam o controle da inflação, sem nenhum sucesso. O resultado foi o não pagamento de dívidas com credores internacionais (moratória), o que resultou em graves problemas econômicos que perdurariam por anos. Não foi por acaso que os anos 80, na economia brasileira, ganharam o apelido de "década perdida".

No governo Itamar Franco o cenário começa a mudar. Com um plano que ganhou o nome de Plano Real a economia começa a se recuperar. Pelas mãos do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que elegeria-se presidente nas eleições seguintes por causa disso, alija o crescimento econômico do país em nome do fortalecimento das instituições nacionais com o propósito de controlar a inflação e atrair investidores internacionais.

Reconhecendo os ganhos dessa estratégia, o governo do presidente Lula, que tanto o havia criticado quando na oposição, mantém suas linhas gerais, adaptando apenas alguns conceitos ao raciocínio esquerdista moderado do Partido dos Trabalhadores.
Brasil - economia brasileira desde 1980

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


CBF - Confederação Brasileira de Futebol
Brasil - Bahia - Video
Norte do Brasil
brazil football
Brasil - Sociedade Brasileira de Computação - SBC
história do brasil
brasileiras - Praia Brasil
brasil fotos - rio
Axé Brasil - Music
Sociedade Brasileira