quarta-feira, novembro 22, 2006

Nanotecnologia


O aumento de investimentos em ciência e tecnologia está entre as ações prioritárias de um plano estratégico elaborado pelo governo federal visando o desenvolvimento do Brasil até 2022.

Entre as recomendações contidas no documento está o apoio aos esforços em nanotecnologia, área de estudo que busca transformar grandes estruturas em materiais pequenos e resistentes.

O plano do governo, elaborado pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, foi divulgado ontem (13) e lista 50 projetos prioritários a partir de 2007. De acordo com o coordenador-geral do núcleo, coronel Oswaldo Oliva Neto, o Brasil tem muitos pesquisadores na área de nanotecnologia, mas eles estariam “pulverizados” e sem foco de pesquisa específica.

“Não fizemos uma aproximação dos pesquisadores com a área empresarial para começarmos a gerar produtos em grande escala nessa área. Mas existe um grande espaço no mundo se soubermos onde investir”, avalia Oliva Neto.

Segundo ele, o desenvolvimento de produtos oriundos da nanotecnologia pode impactar o processo produtivo no país. “A BUNGE contratou a Universidade de Campinas (Unicamp) para fazer um estudo de um pigmento para tinta branca. Esse pigmento foi trabalhado em processo nanotecnológico e vai fazer com que a maioria das fábricas do mundo sejam obrigadas a comprar esse produto porque ele é muito mais barato e menos poluente.

Para que o Brasil consiga se desenvolver no setor, Oswaldo Oliva Neto afirmou que é preciso envolver, primeiramente, pesquisadores e empresários em um segmento para que o mercado de produtos nanotecnológicos cresça. “De dois a três anos, esse assunto pode ser muito bem encaminhado no Brasil.”
Fonte : AGÊNCIA BRASIL

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:
Nanotecnologia

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Recursos Hídricos
Proposta Lula comunicações
Programa do Jo
Vale tudo VT
Cazuza canta Brasil
Sistema Politico
Campanha Save the Mendigo
Chamada contra pobreza
Carnaval Rio
Ivete Sangalo - Festa