Inflação perto dos 4%
Brasília - Depois de duas semanas de projeção de inflação estável, em 3,87%, a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou leve redução, para 3,86% no ano. É o que mostra o Boletim Focus, divulgado hoje (2) pelo Banco Central, com os resultados da pesquisa realizada com uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras na última sexta-feira (30).
O IPCA serve de parâmetro para as correções oficiais. A pesquisa indica que o comportamento de preços ao consumidor neste mês aumentou a perspectiva de inflação, de 0,33% para 0,35%, na comparação semanal, com possibilidade de ceder para 0,30% no mês que vem. Para os próximos 12 meses, a projeção dos especialistas também caiu um pouco, de 3,73% para 3,70%.
Outra sinalização forte de controle inflacionário verificou-se na capital paulista, onde os entrevistados estimaram o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), em 3,80% no ano, ante projeção de 3,91% na pesquisa da semana anterior.
A tendência também é de redução para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação, transporte público, água, saneamento e outros). O reajuste acumulado desses preços deve ficar em 3,65% no ano, contra 3,70% na pesquisa anterior.
As opiniões dos entrevistados sobre os indicadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a inflação no atacado são divergentes. Enquanto o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) cai de 4,07% para 4,01% na comparação semanal, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) sobe de 4,09% para 4,14%.
Fonte: Agência Brasil
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home