quinta-feira, dezembro 14, 2006

Lula e a Alca


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (14) que a instalação do Parlamento do Mercosul afasta a idéia de que o bloco está em crise.

“Lembro que quando tomei posse, existiam vozes dizendo que o Mercosul tinha acabado, que era preciso consolidar a Alca [Área de Livre Comércio das Américas] porque o Mercosul não iria sobreviver. Hoje, se analisarmos bem, ninguém, a não ser algum saudosista, fala mais em Alca. Ela desapareceu da imprensa brasileira e das reuniões dos presidentes”, afirmou no Senado Federal, durante a solenidade de instalação do órgão.

Para Lula, o Parlamento vai “harmonizar as legislações nacionais em diversas áreas”, além de reunir o “pluralismo político e a diversidade cultural” do bloco e discutir as divergências entre os países. “Esses temas, que parecem tão sensíveis, vão ficar mais racionais”, afirmou.

O Parlamento do Mercosul não terá função legislativa nem irá se sobrepor aos congressos de cada país membro – atualmente, são cinco: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

O presidente disse também que o Brasil precisa ser mais generoso com os países menos desenvolvidos da América do Sul. “O Brasil tem de assumir a responsabilidade de ajudar no desenvolvimento dos países menores. De vez em quando criamos problemas onde não deveríamos criar problemas”.

Sem ajuda, países mais pobres, como a Bolívia, não terão motivo para ingressar no bloco, de acordo com Lula – a Bolívia tem status de país associado.

Fonte : AGÊNCIA BRASIL

Tags: , , , , , , , , , , , ,
Lula e a Alca

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

+ Brasil


Pau-brasil
Musica bandeira do brasil
bandeira do brasil
Cidade Sao Paulo
Adriane Galisteu
Gatas Brasileiras
Musas Brasileiras
Brasil Girls
Férias Brasil
bikini brasil